Results for 'Luiz Felipe Sousa Santana'

1000+ found
Order:
  1.  7
    Mortalidade e Poder na exegese corpuscular do Leviatã.Luiz Felipe Sousa Santana - 2023 - Dois Pontos 20 (3).
    Apesar da exegese bíblica empreendida no Leviatã ser a ferramenta que ampara a defesa de Hobbes de que alma é mortal, o artigo pretende destacar que a doutrina da mortalidade é consequente à defesa hobbesiana de que tudo o que existe é corpo, de modo que a doutrina contrária, a da imortalidade natural, não se opõe apenas à jurisdição da soberania, mas à própria natureza das coisas, que inevitavelmente adestra a leitura do filósofo da palavra revelada de Deus.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  31
    Inovação social ou compensação? Reflexões acerca das práticas corporativas.Luiz Felipe Barboza Lacerda & Adriane Vieira Ferrarini - 2013 - Polis: Revista Latinoamericana 35.
    As fraturas da sociedade salarial e o aumento da precariedade de vida levam diferentes setores a se engajarem em ações sociais. O artigo analisa o papel das corporações no enfrentamento dos problemas sociais a partir de um debate sobre o tipo de racionalidade subjacente ao modelo de desenvolvimento globalizado (pautado na razão indolente de Boaventura de Sousa Santos) e da análise da imbricação da economia na estrutura social (através da sociologia econômica). Os resultados demonstram que, apesar de alguns avanços (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  14
    Exploring self‐care practices and health beliefs among men in the context of emerging infectious diseases: Lessons from the Mpox pandemic in Brazil.Carolina da Silva Bulcão, Pedro E. G. Prates, Iago M. B. Pedrosa, Guilherme R. De Santana Santos, Layze B. de Oliveira, Jhonata de Souza Joaquim, Lilian C. G. de Almeida, Caíque J. N. Ribeiro, Glauber W. Dos Santos Silva, Felipe A. Machuca-Contreras, Anderson R. de Sousa, Isabel A. C. Mendes & Álvaro F. L. de Sousa - forthcoming - Nursing Inquiry:e12635.
    Our goal was to explore self‐care practices among men who have sex with men in the context of Mpox in Brazil. This study used qualitative research methods, including interviews and thematic analysis, to collect and analyze data from male participants across the Brazilian territory. The narratives unveil men's perspectives on self‐care, risk reduction, and health beliefs during the Mpox pandemic. Our findings highlight a multifaceted approach to self‐care among men, encompassing hygiene, physical contact management, mask usage, skin lesion vigilance, and (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  6
    Filosofia do direito em perspectiva genealógica.Luiz Felipe Xavier Gonçalves - 2020 - Cadernos Nietzsche 41 (3):166-191.
    Resumo: Neste artigo, investigamos a concepção nietzschiana para a “filosofia do direito”. Assim, apresentamos a hipótese de que o autor possui uma conceituação heterodoxa acerca da filosofia do direito, podendo ser entendida numa perspectiva genealógica. Para coloca-la à prova, analisamos um fragmento póstumo de 1883 em três momentos: incialmente, apresentamos a crítica nietzschiana à filosofia do direito de Rudolf von Jhering. Em um segundo momento, indicamos que Nietzsche sinaliza uma perspectiva genealógica como novo método para ela. Por fim, apresentamos o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. A concepção de história na obra de Anísio Teixeira.Luiz Felipe Serpa - 1990 - In Hugo Rodolfo Lovisolo (ed.), Chaves para ler Anísio Teixeira. Empresa Gráfica da Bahia.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  7
    Rascunho digital: diálogos com Felippe Serpa.Luiz Felipe Serpa - 2004 - Salvador: EDUFBA.
    Os textos reunidos nesta obra foram agrupados em cinco temáticas - Sobre a Ciência - Teoria e Método; Sobre a Física; Sobre a Educação; Sobre a Universidade; Sobre o Existir. Em seguida, são apresentados episódios da trajetória profissional do professor.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  9
    Saudades de Deus e outros textos: as melhores colunas de Luiz Felipe Pondé na Folha de S. Paulo.Luiz Felipe Pondé - 2019 - São Paulo, SP: Três Estrelas. Edited by Oscar Pilagallo.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  3
    Apresentação.Luiz Felipe Viel Moreira - 2016 - Dialogos 20 (2):1.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  19
    As temáticas nacionais na historiografia latino-americana.Luiz Felipe Viel Moreira - 2017 - Diálogos (Maringa) 21 (1):1.
    Esta mesa-redonda foi organizada a partir do encontro de seus autores em um simpósio sobre historiografia no 55º Congresso Internacional de Americanistas, que ocorreu em julho de 2015, em San Salvador. O simpósio em questão foi o de número 69, Historia de la historiografía latinoamericana: nuevas miradas y debates contemporáneos. Os trabalhos aqui apresentados pelo guatemalteco Jose Edgardo Cal Montoya, “La historia como profesión”: el aporte de Ernesto Chinchilla Aguilar a la historiografía guatemalteca y centroamericana e o paraguaio Herib Caballero (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  12
    Debates contempor'neos da historiografia latino-americana.Luiz Felipe Viel Moreira - 2017 - Diálogos (Maringa) 21 (1):50.
    Este texto analisa quatro artigos que trataram de debates contemporâneos da historiografia latino-americana, bem como busca apontar possíveis diálogos entre os mesmos. São novos olhares sobre estudos de temáticas nacionais específicas, como no caso guatemalteco e paraguaio, ou no diálogo com a própria teoria. Isto implicou deslocar de uma zona de conforto a própria historiografia nacional para o caso colombiano, ou mesmo para o conjunto das ciências humanas, a partir da constituição de epistemologias vinculadas à descolonização do saber.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  5
    Destino da filosofia brasileira: Cruz Costa e o ativismo filosófico.Felipe Luiz - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    O objetivo deste trabalho é debater as formulações de Cruz Costa sobre a história e o destino da filosofia nacional, à luz de outros autores mais contemporâneos, como Ivan Domingues, intentando estabelecer qual seria o liame da filosofia brasileira, e se há possibilidade de traçar um quadro de nossa produção bem como um vaticínio de seu futuro. Destarte, traçamos uma breve história da produção filosófica nacional, seguindo Cruz Costa e Domingues, chegando aos dias atuais e discutindo se a predição de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  1
    A Estratégia Dos Primeiros Filósofos.Felipe Luiz - 2023 - Revista Guairacá de Filosofia 39 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  5
    A Filosofia Das Forças Armadas Brasileiras.Felipe Luiz - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 14 (37):52-63.
    O objetivo do artigo é extrair, a partir de textos das Forças Armadas brasileiras, as concepções filosóficas que as embasam. Em um primeiro momento, tenta-se desfazer certa concepção platônica segundo a qual verdade e força não se comunicam, a partir da análise das relações entre alguns filósofos e o uso da força, lançando mão do gênero literário das anedotas. Depois, adentra-se na análise crítica de textos das Forças Armadas, extraindo suas posições. Por fim, aponta-se algumas incongruências entre o papel teórico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  10
    Kant e Foucault: a priori, a priori histórico e genealogia.Felipe Luiz - 2020 - Investigação Filosófica 11 (1):31.
    Nosso fito no presente trabalho é comparar duas concepções de _a priori_, uma de vertente kantiana, como consta na primeira parte da _Crítica da razão pura_, mais exatamente na Introdução desta mesma obra; a outra, tal qual elaborada por Foucault no livro _As palavras e as coisas_, sob o nome de _a priori histórico_ e articular isto com a questão da genealogia, tal como aparecerá nos trabalhos de maturidade de Foucault, isto é, em seus trabalhos das décadas de setenta e (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  36
    Migrant Memories and Temporality.Luiz Felipe Baêta Neves - 2004 - Diogenes 51 (1):27-33.
    The text analyses rituals as endeavours to preserve the identity of a people or a portion of a people. Rituals present or re-present the supposed common history of all the migrants. Social memory and history then tend to merge and to forget... forgetfulness is the driving force behind the writing of history. Particularly critical is the moment when the migration starts, because the need to adapt to new conditions as well as to maintain what is represented as their social identity (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  10
    RANCIÈRE, J. As margens da ficção. Tradução de Fernando Scheibe. São Paulo: Editora 34, 2021.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 30:207-212.
    Publicado originalmente em 2017, As margens da ficção reúne textos criteriosamente selecionados e ordenados a dar ao livro uma unidade sólida construída em torno de um projeto central, ampliar o projeto iniciado por Jacques Rancière em A palavra muda. Ensaio sobre as contradições da literatura (1998) e A política da literatura (2007), de uma poética da ficção moderna. Como tal, constitui uma possível introdução ao conjunto maior da vertente estética de sua obra. A noção de poética é tomada de empréstimo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  31
    Aspectos sobre a constituição da vontade geral dos cidadãos de Rousseau.Luiz Felipe de Andrade E. Silva Saad - 2002 - Philósophos - Revista de Filosofia 7 (1).
    O artigo apresenta aspectos da formação da noção de vontade geral de Rousseau e a transformação conceitual que operou no pensamento político do século XVIII: a noção de universalité da vontade geral da espécie de Diderot tem o seu alcance limitado pela noção de généralité da vontade geral dos cidadãos de Rousseau. Mais exatamente, as vontades soberanas dos países limitam o desenvolvimento da vontade geral da espécie, pois esta, por ser uma vontade universal e ao alcance de todo ser racional, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  22
    A demoktesis de Robert Nozick.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2006 - Philósophos - Revista de Filosofia 11 (1):145-157.
    the present article aims at reconstructing Robert Nozick’s cen-tral arguments about the extreme positions held by North American li-bertarians who do not distinguish between Welfare state and totalitarian state. Despite divergences on a pivotal question, that of the state, there are some affinities between Nozick and this current of thought. Contrary to the anarchist theory, the Minimal state is preferable to the state of nature as described by John locke.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  28
    A natureza do poder E as ilusões do contrato social em Robert filmer.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2005 - Philósophos - Revista de Filosofia 10 (1).
    O presente artigo procura mostrar a crítica conservadora inglesa do século XVII às noções de liberdade natural e contrato originário, ao deslocar a origem do poder político para as relações afetivas estabelecidas pelos laços sentimentais de família que mantêm pais e filhos unidos. Mais exatamente, a legitimação política do poder teria como fundamento uma autoridade natural semelhante à relação verificada entre pais e filhos. Segundo essa teoria, cujo mais importante representante foi Robert Filmer, o fundamento da autoridade política não é (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  49
    A noção de liberdade no Emílio de Rousseau.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (1):109-118.
    A educação natural de Rousseau é uma tentativa de mostrar como as paixões, se liberadas da deformação provocada pela opinião social, podem ser moralmente corretas. Se o Emílio, afirma Rousseau, é um tratado sobre a bondade natural do homem, esta bondade está fundada sobre a liberdade, e, sobretudo, sobre a liberdade das paixões.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  13
    A noção de liberdade no Emílio de Rousseau.Sahd Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silv - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (1):109-118.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  20
    Considerações sobre o fundamento moral da propriedade.Luiz Felipe Netto Andrade E. Silv Sahded - 2007 - Kriterion: Journal of Philosophy 48 (115):219-234.
  23.  21
    Considerações sobre o fundamento moral da propriedade.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2007 - Kriterion: Journal of Philosophy 48 (115):219-234.
  24.  18
    Considerações sobre o fundamento moral da propriedade.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silv Sahd - 2007 - Kriterion: Journal of Philosophy 48 (115):219-234.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  9
    Jacques Rancière e o sujeito dos direitos do homem.Luiz Felipe Sahd - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29:197-209.
    Neste artigo discuto a proposta de definição do sujeito dos direitos do homem no pensamento de Jacques Rancière. Inicialmente, examino a crítica de Rancière de que Arendt despolitiza os direitos humanos em função de seus pressupostos aristotélicos. Depois, explico como Rancière reconceitualiza a relação entre o humano e o político para entender a política de direitos humanos em termos estratégicos e não existenciais. Argumento que fornece uma base mais adequada para a compreensão da política de direitos humanos do que a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  18
    O modelo de convivência: contrato social e Estado na política de Pufendorf.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sah - 2009 - Discurso 39 (39):85-106.
    O modelo de convivência: contrato social e Estado na política de Pufendorf.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  35
    Rousseau and the administration of goods.Luiz Felipe Netto de Andrade Sahd - 2003 - Trans/Form/Ação 26 (1):141-159.
    The work emphasizes the importance of the rules of the art of government in Rousseau's political thought; in particular, those rules that keep the administration machinery working.O texto salienta a importância das regras da arte de governar no pensamento político de Rousseau, em especial as regras que mantêm a máquina administrativa funcionando.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Rousseau e a educação pública: uma solução?Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2009 - Princípios 16 (25):187-201.
    O texto salienta a importância das regras da arte de governar no pensamento político de Rousseau, em especial as regras da educaçáo pública que mantêm a máquina administrativa funcionando.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  41
    Rousseau e a administração dos bens.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2003 - Trans/Form/Ação 26 (1):141-159.
    O texto salienta a importância das regras da arte de governar no pensamento político de Rousseau, em especial as regras que mantêm a máquina administrativa funcionando.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  14
    Rousseau e a administração dos bens.Sahd Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silv - 2003 - Trans/Form/Ação 26 (1):141-159.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  35
    Rousseau E os limites da Lei natural.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 21:119-128.
    Pretende-se aqui articular os elementos da crítica de Rousseau à doutirna do direito natural, tal como ela aparece em Hobbes e na tradição jusnaturalista.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  13
    Silva. A noção de liberdade no Emílio de Rousseau.Luiz Felipe Netto de Andrade Sahd - 2005 - Trans/Form/Ação., Marília 28 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  6
    Samuel Pufendorf e a diferença entre Direitos Perfeitos e Imperfeitos/Samuel Pufendorf and the distinction between Perfect and Imperfect Rights.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2013 - Pensando - Revista de Filosofia 3 (6):49.
    A hipótese deste artigo tem o objetivo de mostrar que Samuel Pufendorf utiliza e elabora a distinção efetuada por Hugo Grotius entre direitos perfeitos e imperfeitos. De certo modo Pufendorf vai mais adiante do que Grotius e não apenas aceita a sua distinção, como também a esclarece: os direitos em geral são poderes morais obtidos pela lei que apresentam ao mesmo tempo dois tipos de poder moral e de direitos. No caso dos direitos perfeitos, o homem está por definição autorizado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  38
    Teorias da lei natural: Pufendorf e Rousseau.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (2):219-234.
    O presente artigo tem como objetivo reconstruir argumentos centrais desenvolvidos por Jean-Jacques Rousseau. Contra Samuel Pufendorf, Rousseau defende que a justiça não é natural. Ele recusa todo compromisso com a lei natural tradicional para voltar à posição de Thomas Hobbes. Ora, no estado originário de natureza, os princípios racionais da lei natural que expõe Pufendorf não podem ser conhecidos, e, por conseguinte, quando puderem ser conhecidos, não serão aplicados por natureza.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  41
    The notion of liberty in Rousseau´ s Emile.Luiz Felipe Netto de Andrade Sahd - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (1):109-118.
    Rousseau's natural education is an attempt to show how the passions, if freed from the deformation caused by social opinion, can be morally upright; if the Émile is, Rousseau say, a treatise on man's natural goodness, this goodness is based on his fredom, and especially on the freedom of the passions.A educação natural de Rousseau é uma tentativa de mostrar como as paixões, se liberadas da deformação provocada pela opinião social, podem ser moralmente corretas. Se o Emílio, afirma Rousseau, é (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  7
    Utilidade e obrigação no pensamento moral de Richard Cumberland.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2017 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (14):76.
    Neste trabalho eu pretendo oferecer um breve esboço de uma das fontes do utilitarismo. A teoria do direito natural de Richard Cumberland. Embora o autor se insira na tradição do jus naturae, há elementos suficientes em seu texto que apontam para a preparação de noções importantes ao utilitarismo, noções de raciocínio consequencialista. Sem fazer anacronismos, eu pretenso esboçar aqui o papel assumido por Cumberland na história dessa corrente do pensamento ético.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  12
    Amor para corajosos.Luiz Felipe Pondé - 2017 - São Paulo, SP: Planeta.
    O poeta Vinícius de Moraes ensinava a amar "porque não há nada melhor para a saúde que um amor correspondido". Se não há nada mais importante do que amar, pensar o amor em suas diversas formas e vínculos é fundamental. Em Amor para corajosos, o filósofo Luiz Felipe Pondé conduz o leitor por um passeio sobre o tema. Não se trata de um manual para amar melhor ou um estudo acadêmico. Na sua tradicional prosa ao mesmo tempo provocativa (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  7
    Marketing existencial: A produção de bens de significado no mundo contemporâneo.Luiz Felipe Pondé - 2017 - São Paulo, SP: Três Estrelas.
    Este não é um livro sobre marketing. É um livro sobre a existência, avisa o filósofo Luiz Felipe Pondé, logo na abertura de Marketing existencial. Seu objetivo não é indicar caminhos para o mercado, nem auxiliar os leitores a serem consumidores mais felizes. É analisar por que a produção de bens em nossa época foi, pouco a pouco, se confundindo com os anseios existenciais dos indivíduos e deixou de atender à mera satisfação de necessidades básicas. Neste século XXI, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  6
    A era do niilismo: notas de tristeza, ceticismo e ironia.Luiz Felipe Pondé - 2021 - São Paulo: Globo Livros.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  21
    Do humanismo ridículo: a crítica da prefectibilidade humana em Pascal e Lutero.Luiz Felipe Pondé - 2006 - Kriterion: Journal of Philosophy 47 (114):347-366.
  41.  16
    Do humanismo ridículo: a crítica da prefectibilidade humana em Pascal e Lutero.Luiz Felipe Pondé - 2006 - Kriterion: Journal of Philosophy 47 (114).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  13
    On the ludicrousness of humanism: the critique of human perfectibility in Pascal and Luther.Luiz Felipe Pondé - 2007 - Kriterion: Journal of Philosophy 48 (115):0-0.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  11
    Entrevista com Luiz Felipe de Alencastro.Luiz Felipe de Alencastro, Joana Barossi & Pedro Paulo Pimenta - 2022 - Discurso 52 (1):168-178.
    Entrevista com Luiz Felipe de Alencastro.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  6
    Mulheres que ecoam Saberes: idiossincrasia e oximoro linguístico nas elocuções das rezadeiras e benzedeiras do médio sertão maranhense.Luiz Augusto Sousa Nascimento - 2022 - Odeere 7 (1):183-202.
    A pesquisa foi realizada na região do médio sertão maranhense, nordeste do Brasil. A diversidade sociolinguística no Brasil é bem marcante, sobretudo, considerando o amalgamento entre as três principais matrizes da formação da cultura nacional. Nesse contexto, as rezas e os benzimentos, muito comum em todo território nacional brasileiro, se tornaram elementos fundantes da nossa análise, quando passamos a investigar a hibridização linguísticas presentes nas elocuções das práticas relacionadas às terapias das rezadeiras e benzedeiras. Os conhecimentos dessas especialistas estão alicerçados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  2
    Os discursos pluriversos de uma ativista indígena e a interseccionalidade cosmopolítica como o movimento indígena.Luiz Augusto Sousa Nascimento - 2023 - Odeere 8 (3):235-251.
    Os povos originários do Brasil ao longo dos processos intersocietários foram reduzidos pelo domínio colonial a sujeitos tutelados, quando a estrutura política do Estado impôs o aniquilamento pleno do exercício político aos indígenas, estabelecendo o cerceamento aos direitos fundamentais da condição humana. A partir da Constituição federal brasileira de 1988, o Estado brasileiro pela primeira vez na história estabeleceu aos povos indígenas, o fim da tutela, ascendendo a emancipação dos povos indígenas como sujeitos políticos de direito. Nesse contexto, muitas lideranças (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  21
    A Presença de Deus no Ser Humano segundo Heschel.Maria Gloria Hazan & Luiz Felipe Pondé - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (1):121-149.
    O artigo explora a relação do ser humano com o inefável e quais os caminhos para a presença de Deus na consciência religiosa, de acordo com Abraham Heschel, através da visão bíblica de mundo, nas seguintes categorias: sublime, maravilhoso, mistério, temor e glória. O resgate desses sentimentos dentro da religião é fundamental para a experiência da fé.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Estimating the Reproducibility of Experimental Philosophy.Florian Cova, Brent Strickland, Angela Abatista, Aurélien Allard, James Andow, Mario Attie, James Beebe, Renatas Berniūnas, Jordane Boudesseul, Matteo Colombo, Fiery Cushman, Rodrigo Diaz, Noah N’Djaye Nikolai van Dongen, Vilius Dranseika, Brian D. Earp, Antonio Gaitán Torres, Ivar Hannikainen, José V. Hernández-Conde, Wenjia Hu, François Jaquet, Kareem Khalifa, Hanna Kim, Markus Kneer, Joshua Knobe, Miklos Kurthy, Anthony Lantian, Shen-yi Liao, Edouard Machery, Tania Moerenhout, Christian Mott, Mark Phelan, Jonathan Phillips, Navin Rambharose, Kevin Reuter, Felipe Romero, Paulo Sousa, Jan Sprenger, Emile Thalabard, Kevin Tobia, Hugo Viciana, Daniel Wilkenfeld & Xiang Zhou - 2018 - Review of Philosophy and Psychology (1):1-36.
    Responding to recent concerns about the reliability of the published literature in psychology and other disciplines, we formed the X-Phi Replicability Project to estimate the reproducibility of experimental philosophy. Drawing on a representative sample of 40 x-phi studies published between 2003 and 2015, we enlisted 20 research teams across 8 countries to conduct a high-quality replication of each study in order to compare the results to the original published findings. We found that x-phi studies – as represented in our sample (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   55 citations  
  48. A Demoktesis De Robert Nozick.Luiz Felipe Netto de Andrade & Silva Sahd - 2006 - Philósophos - Revista de Filosofia 11 (1):145-157.
    O presente artigo tem como objetivo reconstruir argumentos cen-trais, desenvolvidos por Robert Nozick, acerca das posições extremas que não diferenciam Estado-providência e Estado totalitário na política dos libertarianos norte-americanos, isto é, sobre as afinidades percebidas por Nozick com as teses desta corrente de pensamento, embora se afastando num ponto essencial: a questão do Estado. Ao contrário da teoria anar-quista, o Estado mínimo é preferível ao estado de natureza, tal como John locke o descreve.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  8
    Análise epistemológica da produção do conhecimento em Educação Física da Universidade do Estado do Pará em Altamira/PA.Laine Rocha Moreira, Luiz Felipe dos Santos & Peterson de Castro Pereira - 2021 - Filosofia E Educação 12 (3).
    Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, com abordagem quanti-qualitativa, de caráter descritivo-exploratório que objetiva analisar a produção do conhecimento do Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará em Altamira, no período de 2011-2018. Os achados apontam uma evolução do modo de produzir conhecimento, pois constatou-se uma redução dos vazios analíticos presentes nas pesquisas analisadas. Conclui que há um aumento no rigor cientifico presente nas produções devido uma maior utilização de técnicas, metodologias e teorias consistentes para a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  9
    Mémoires migrantes et temporalité.Luiz Felipe Baêta Neves - 2003 - Diogène 1 (1):29-37.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000